quinta-feira, 16 de julho de 2009

Fotógrafa ou Diretora de cena?

Tive muita dificuldade no início em dirigir e comandar uma sessão fotográfica, confesso que às vezes ainda fico meio sem graça com um noivo ou pai emburrado porque não quer mais ser fotografado.
Nunca vou me esquecer da minha primeira sessão de fotos, na praia, com um casal “grávido”. Todos dois com uma boa vontade em fazer tudo o que eu queria, mas eu não soube dirigir o casal direito. Ficava sem graça em falar como o rapaz tinha que segurar a esposa e depois de meia hora fotografando eu não sabia mais que pose os mandar fazer. Gente, eu travei. Claro que já tinha tirado mais de 100 fotos, mas eles queriam mais e ficavam falando: “o que eu faço agora”, “estamos por sua conta”. Tudo o que uma fotógrafa gostaria de ouvir e fora que eu não tinha feito um planejamento antes de sair de casa, foi tudo muito rápido. Eu estava na igreja, no domingo, e eles me ligaram perguntando se eu estava com a minha máquina e se dava para a sessão ser naquele momento, eu claro, doida para fazer a minha primeira sessão, respondi que sim.
Mas tudo deu certo no final, eles tiveram paciência comigo e as fotos ficaram lindas e eles gostaram tanto que acabei fazendo as fotos do parto também, mas esse assunto dá outro post.
Hoje em dia já saio de casa com um planejamento e no caminho já vou criando as poses e às vezes falta tempo para fazer tudo o que eu quero. E o que mais me ajudou foi visitar sites de pessoas que tem anos de carreira e sabem muito bem como montar e dirigir uma sessão fotográfica.






3 comentários:

  1. Nem fale sobre esta frase "agora estamos por sua conta" quando estão por minha conta o melhor é ir em um bom restaurante e deixar a conta com eles rsrsrsrs... mais isso acontece muito , ainda mais para novatos como eu.

    ResponderExcluir
  2. fICARAM LINDAS!!! mUITO LEGAL O SEU TRABALHO....
    A mlehor coisa é não ir planejando nada...deixar a criatividade rolar....

    ResponderExcluir
  3. Eu também gosto de ver o trabalho de fotógrafos experientes para me inspirar. Mas eu busco idéias em filmes, livros, catálogos, enfim tento me inspirar o tempo todo!! :)
    Beijos

    ResponderExcluir